Estratégia e design para o desafio de criar novos produtos – Site Minas Marca

Lidando com matérias-primas relacionadas ao mercado dos commodities, torna-se desafiador aos pequenos e médios empreendedores gerir de maneira eficiente a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos. Recentemente, realizamos um projeto que ilustra a maneira pela qual o reconhecimento e a organização de aspectos distintivos e competitivos foram capazes de desenvolver um novo produto para a marca corporativa Néctar das Flores, empresa produtora de mel na região da Serra da Canastra, Minas Gerais.

 

A crescente valorização dos alimentos naturais e orgânicos dotados de rastreabilidade e denominação de origem, diante da atual configuração do setor do agronegócio brasileiro, estabelecem um cenário crítico para a gestão das marcas na oferta de novos produtos e serviços. Nossa metodologia para a pesquisa e a criação de um novo produto abordou importantes temas relacionados à gestão que reconheceram a estratégia competitiva, o projeto de design, o direito de marca e a proposta de valor do produto em seus canais de relacionamento como áreas afins e relevantes para a obtenção de bons resultados.

 

Sendo assim, foi possível conceber a partir das capacidades e características da cadeia de valor da empresa um novo produto: “Néctar da Canastra, Mel de Florada da Serra”. Produzido pela espécie “Apis Mellifera” (nome científico dado à Abelha Europa) o mel é extraído de “melgueiras” catalogadas e instaladas em propriedades rurais localizadas nas serras das cidades de Piumhi e Pimenta, região integrada ao maciço montanhoso da Serra da Canastra, Minas Gerais. Possuindo características distintas, as propriedades de sabor, cor, aroma e densidade desse mel são referentes às espécies nativas do bioma integrado à região da cadeia montanhosa e transferem à identidade do produto o respeito à sazonalidade da florada nativa em sua relação com as estações do ano.

 

Além da flora silvestre, observamos em nossa pesquisa e coleta de dados a predominância de outras espécies destacadas como endossantes das linhas que definiram o Assa-peixe, o Cipó-uva e o Mata-pasto como componentes e identificadores da variedade dos produtos “Néctar da Canastra – Mel de Florada da Serra”.

 

Os resultados favorecerão a atuação da marca diante da competitividade definindo ações para a estruturação do discurso, ideologia, proteção dos ativos estratégicos e descoberta de valores referentes à denominação de origem e indicação geográfica. O produto tem previsão para estrear no próximo mês de agosto oportunizando o seu lançamento no Festival de Gastronomia e Cultura da cidade de Tiradentes, Minas Gerais.

 

O projeto “Néctar da Canastra – Mel de Florada da Serra” ilustra como a gestão da marca permitiu ganhos ao negócio a partir do estudo da cadeia produtiva que definiu a estratégia para a criação de nome, simbologia, proposta de valor e posicionamento aptos a serem geridos na criação de sua plataforma de branding. O manifesto de marca ainda reunirá e abordará pontos relevantes através de uma experiência que promoverá produto, região, origem, aspectos globais e locais da marca em sua introdução no mercado brasileiro.

 

Design 31/07/2015 Estratégia e design para o desafio de criar novos produtos

Lidando com matérias-primas relacionadas ao mercado dos commodities, torna-se desafiador aos pequenos e médios empreendedores gerir de maneira eficiente a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos. Recentemente, realizamos um projeto que ilustra a maneira pela qual o reconhecimento e a organização de aspectos distintivos e competitivos foram capazes de desenvolver um novo produto para a marca corporativa Néctar das Flores, empresa produtora de mel na região da Serra da Canastra, Minas Gerais.

 

A crescente valorização dos alimentos naturais e orgânicos dotados de rastreabilidade e denominação de origem, diante da atual configuração do setor do agronegócio brasileiro, estabelecem um cenário crítico para a gestão das marcas na oferta de novos produtos e serviços. Nossa metodologia para a pesquisa e a criação de um novo produto abordou importantes temas relacionados à gestão que reconheceram a estratégia competitiva, o projeto de design, o direito de marca e a proposta de valor do produto em seus canais de relacionamento como áreas afins e relevantes para a obtenção de bons resultados.

 

Sendo assim, foi possível conceber a partir das capacidades e características da cadeia de valor da empresa um novo produto: “Néctar da Canastra, Mel de Florada da Serra”. Produzido pela espécie “Apis Mellifera” (nome científico dado à Abelha Europa) o mel é extraído de “melgueiras” catalogadas e instaladas em propriedades rurais localizadas nas serras das cidades de Piumhi e Pimenta, região integrada ao maciço montanhoso da Serra da Canastra, Minas Gerais. Possuindo características distintas, as propriedades de sabor, cor, aroma e densidade desse mel são referentes às espécies nativas do bioma integrado à região da cadeia montanhosa e transferem à identidade do produto o respeito à sazonalidade da florada nativa em sua relação com as estações do ano.

 

Além da flora silvestre, observamos em nossa pesquisa e coleta de dados a predominância de outras espécies destacadas como endossantes das linhas que definiram o Assa-peixe, o Cipó-uva e o Mata-pasto como componentes e identificadores da variedade dos produtos “Néctar da Canastra – Mel de Florada da Serra”.

 

Os resultados favorecerão a atuação da marca diante da competitividade definindo ações para a estruturação do discurso, ideologia, proteção dos ativos estratégicos e descoberta de valores referentes à denominação de origem e indicação geográfica. O produto tem previsão para estrear no próximo mês de agosto oportunizando o seu lançamento no Festival de Gastronomia e Cultura da cidade de Tiradentes, Minas Gerais.

 

O projeto “Néctar da Canastra – Mel de Florada da Serra” ilustra como a gestão da marca permitiu ganhos ao negócio a partir do estudo da cadeia produtiva que definiu a estratégia para a criação de nome, simbologia, proposta de valor e posicionamento aptos a serem geridos na criação de sua plataforma de branding. O manifesto de marca ainda reunirá e abordará pontos relevantes através de uma experiência que promoverá produto, região, origem, aspectos globais e locais da marca em sua introdução no mercado brasileiro.

 

 

Mel Néctar da Canastra 

 

 

Estudos da identidade visual 

 

 

Logo

 

 

Fotografia do produto 

 

 

Pesquisa na Serra da Canastra 

 

 

Abelha Europa

 

 

 

* Leonardo Martins Cardoso e André Martins Cardoso, sócios da martinscardoso, escritório de gestão profissional de marcas que atua desde 2001 no campo da gestão de marcas e design em Belo Horizonte – MG e membros da ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design.

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