ESPM realizará a primeira edição da Jornada de Design

jorndesign_emmkt_151103-18h54_p_01 - ESPM

Gratuito e aberto ao público, evento de um dia contará com palestra de um dos principais nomes do design contemporâneo e especialistas de mercado que abordarão temas como comunicação com cores, empreendedorismo criativo, desenho com modelo vivo e design de superfície

 

São Paulo, novembro de 2015 – Nesta quinta-feira, 5 de novembro, o curso de graduação em Design organizará a Jornada de Design ESPM 2015. Gratuito e aberto ao público, serão diversos painéis, entre 9h30 e 21h, que contarão com profissionais e especialistas do mercado apresentando cases de sucesso e debatendo com os participantes temas que permeiam o design contemporâneo, como: comunicação com cores, empreendedorismo criativo, desenho com modelo vivo e design de superfície.

No primeiro painel, das 9h45 às 10h45, a Senai-SP Editora apresentará o livro “Comunicação com cores – experiência de publicação com coedição”, de Paula Csillag, professora do curso de Design da ESPM. Para falar sobre o assunto estarão presentes Rodrigo Faria e Silva, escritor e editor-chefe da Senai-SP editora, e Ricardo Zagallo, diretor do Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM), apoiador da pesquisa que resultou na obra. Transitando pelos campos de design, arte, psicologia e neurologia, Paula consolidou uma metodologia original de análise, contribuindo para ampliar a compreensão dos fenômenos objetivos do uso das cores. Esse modelo, criado pela autora e fruto de uma pesquisa do CAEPM, foi apresentado em congresso internacional nos Estados Unidos, em 2007, tendo seu artigo sido premiado e eleito como o melhor no Book of Selected Readings. A partir disso e com base em estudos científicos, ela descreve princípios que orientam a aplicação de cores na comunicação visual, partindo de escolhas conscientes, que não dependam unicamente da intuição ou do talento dos criadores. Os temas desenvolvidos encontram aplicação nos campos de design, publicidade, arquitetura, cinema, fotografia, moda, embalagens e qualquer outro que lide com imagética. Com isso, a autora visa ajudar profissionais que trabalham com comunicação visual a terem respostas e critérios objetivos em suas escolhas cromáticas.

Para fechar a manhã, das 11h às 12h15, o Estúdio Maquinário falará sobre “Design e Empreendedorismo Criativo”. Foi na Incubadora de Negócios ESPM, modelo desenvolvido para oferecer suporte, infraestrutura, acompanhamento e consultoria de profissionais especializados na implementação e gestão dos empreendimentos, sem qualquer custo, aos alunos e ex-alunos da ESPM, que Thiago Reginato Bruno Scodeler, Cindy Nakashima – estudantes do curso de Design da ESPM – criaram o Estúdio Maquinário. Em menos de dois anos, a nova empresa já estava ‘desincubada’ e se tornava um dos principais cases da Incubadora, pois trata-se de uma empresa que já saiu com totais condições de prosperar no mercado, grandes clientes no portfólio, como TV Globo, Citibank, Sky, Casa do Pão de Queijo etc., e ganhador de diversos prêmios, principalmente a partir da criação do logotipo da novela das 6 da TV Globo, Joia Rara.

A tarde, das 14h às 17h30, foi reservada para dois workshops destinados aos estudantes de Design: “Desenhando com Modelo Vivo”, com Kazuyo Yamada; e “Design de Superfície”, com Talita Carvalho.

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP e em Educação Artística pela FASM, especialista em Arte Educação pela ECA-USP, Desenho de Moda pela University Fashion Design de Tokyo, Japão, e Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal, Kzuyo Yamada é professora da ESPM e atua como professora de Desenho (Moda, Ilustração de Moda, Embalagem, Desenho Técnico, Desenho de Estamparia, Anatômico e Observação) em diferentes cursos na área do Design e na área da Saúde (body painting – Pintura Corporal para ilustração das aulas). Já Talita Carvalho, designer formada pela ESPM, em 2009, trabalhou em agências de publicidade e como Ilustradora freelancer de estampas para outras marcas. Em 2009, fundou a Chapéu Beachwear, sua marca de moda praia. Hoje, com fabricação própria e loja física na Vila Madalena, em São Paulo.

Para fechar primeira edição da Jornada de Design ESPM em grande estilo, a escola receberá um dos principais nomes do design contemporâneo para uma palestra gratuita e aberta ao público: Rico Lins, que falará sobre “Design e Processo Criativo”. Designer, diretor de arte, ilustrador e educador, Rico Lins formou-se na ESDI, Rio, em 1979, e com Master pelo Royal College of Art, de Londres. Membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle, com longa carreira internacional, combinando atividades profissionais e didáticas. Nas últimas décadas, atuou entre Paris, Londres, NY, Rio e São Paulo para CBS Records, NY Times, Newsweek, Time, MTV, TV Globo, Grupo Abril, Natura, SESC e Museu da Língua Portuguesa. Como educador, ministra oficinas de criação e palestras no Brasil e no Exterior, foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design SP. Recebeu, entre outros prêmios, as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers. Foi um dos organizadores da conferência AGI Open no Auditório Ibirapuera em São Paulo, em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.