Os números do Design no Festival Cannes Lions

Por Anna Carolina Maccarone

 

O Festival Cannes Lions é muito famoso por conta do mercado publicitário. Mas em 2008 o Festival criou a categoria Design e desde então tem conseguido um espaço relevante com prêmios importantes e presença de brasileiros (associados a ABEDESIGN) no júri.

Este ano a categoria de Design no festival obteve 2.409 inscrições de 69 países, sendo o Brasil responsável por 177 inscrições, das quais 19 obtiveram o subsídio na inscrição através do projeto Brasil Design, em parceria com a ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) e Apex-Brasil. O número de inscrições do Brasil caiu em relação ao ano passado, onde tivemos 234 inscrições.

Com relação aos números de prêmios, o Brasil acumula 27 prêmios, sem contar esta edição de 2015, ainda não divulgada. O países mais premiados no festival nas edições de 2008 a 2014 são: Alemanha (64), Japão (55), EUA (38) e Reino Unido (37).

Para a edição de 2015 o Brasil conta com 16 peças como shorlist, destaque para a única empresa de design, a associada da ABEDESIGN New Greco de Belo Horizonte (MG).

A categoria Design contou com a participação do Andy Payne, Global Chief Creative Officer da Interbrand Group, como presidente da categoria. A associada da ABEDESIGN Ana Couto da Ana Couto Branding foi a representante do Brasil no júri.

 

 

Já a recém-chegada categoria Design de Produto recebeu 280 de 46 países, número superior as 194 inscrições no seu primeiro ano (2014), sendo o Brasil responsável por 19 das inscrições, da qual uma foi subsidiada através do projeto Brasil Design, em parceria com a ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) e Apex-Brasil. O número de inscrições permaneceu o mesmo em relação a 2014.

Até a edição de 2014 o Brasil ainda não recebeu prêmio nesta categoria. Os EUA lideram com 3 prêmios. Para a edição de 2015 o Brasil teve apenas um trabalho no shortlist.

A categoria Design de Produto contou com a participação do Dan Formosa, importante nome norte-americano, como presidente da categoria. O associado da ABEDESIGN Leonardo Massarelli da Questto Nó foi a representante do Brasil no júri.

 

Vamos torcer para um ótimo resultado do Brasil amanha!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.