Entre Cannes e startups: os desafiados que movimentam o mercado

O que os premiados profissionais do Festival Cannes Lions têm em comum com os empreendedores que investem em startups? Eu resumiria em quatro palavras: criativos, conectados, inovadores e eficientes. Levando isto em consideração, é possível perceber que os projetos que se destacam atualmente no mercado são aqueles que transitam muito bem por estas características listadas.

Quem teve a oportunidade de estar presente em Cannes presenciou trabalhos incríveis e que inspiraram muitos profissionais de design a avaliarem este momento em transformação, vivenciado pelo mercado. Está sendo provado que a barreira do impossível é desafiada diariamente e o design ganha cada vez mais importância para quebrar estes muros, promovendo resultados poderosos que impulsionam e agregam valor às pequenas e grandes empresas.

As startups, por exemplo, que possuem um caráter inovador,  têm se apropriado do design como um recurso fundamental para sobressaltarem aos olhos dos investidores, que consequentemente  elevam o grau de exigência também neste quesito. E por conta deste olhar mais abrangente e diferente do convencional, assumiram um papel importante na economia neste momento de crise, já que podem alavancar setores que precisam se reiventar. Segundo Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a promessa para 2017 é que os setores de tecnologia, construção civil, saúde e educação, sejam promissores para as startpus. Soluções para cidades inteligentes, como ferramentas de mobilidade, crescerão consideravelmente neste ano.

Por todo o cenário descrito, é possível afirmar que as grandes promessas empresariais estão nascendo no cenário atual e que futuramente o design terá seu devido reconhecimento como uma ferramenta fundamental para sustentar e construir importantes e sólidos frutos em qualquer tipo de negócio.

 

Margot Doi Tadeka é sócia-fundadora e diretora de criação da a10 Marcas que Transformam e membro da GLBA Global Local Branding Alliance Member.  Foi jurada do Cannes Lions 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.