DESIGN CIRCULAR – O MANIFESTO

A Economia Circular provoca novas formas de produzir, consumir e se relacionar e esta nova realidade de mercado transforma produtos em serviço e consumidores em usuários. Portanto, se quisermos ser “a prova do futuro”, precisamos manter o valor dos materiais por mais tempo, eliminar resíduos e abraçar um modelo mais sofisticado para o fluxo de materiais e sistemas. A competitividade não está mais baseada somente na qualidade e no preço, mas na geração de valor. Precisamos redesenhar o design e mostrar o papel essencial dos designers na construção da nova economia. Exchange4Change Brasil, visando impulsionar a transição para a economia circular no Brasil e estimular os designers como elos importantes neste processo de transformação, juntou-se ao parceiro britânico Forum for the Future, especializado na construção de ferramentas e iniciativas para o design circular e a agência brasileira RedBandana com mais de 20 anos de experiência no mercado de design no Brasil para co-criarem o manifesto do design circular adaptado a realidade Brasileira. O Manifesto, lançado na Semana Design Rio 2016 promovida pelo O Globo em Setembro de 2016, visa influenciar os designers a repensarem o seu papel na sociedade como parte fundamental e usarem a inovação estratégica como geração de valor para empresas auxiliando-as a deixar seu legado para um mundo melhor e com menos resíduos. 

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 Karen Cesar

Karen Cesar

Mestre em Liderança Criativa pela Berlin School of Creative Leadership, escola de inovação da Universidade de Steinbeiss na Alemanha, para a qual ganhou bolsa pela sua proposta de tese: “O crescimento das marcas através do empoderamento das mulheres”. Ganhou bolsa para estudar Design Gráfico na Schoolof Visual Arts em New York.

Fundou a RedBandana em 1997, em seu quarto aos 22 anos de idade e atua até hoje como CEO e Diretora de Criação atendendo clientes como: L’Oréal Paris, Log-In Logística Intermodal, Essilor, Sofitel, Diageo, PernodRicard, Ellus, Merck, entre outros.

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