Conheça os vencedores do TOP XXI Prêmio Design Brasil

Na noite de quinta-feira (23), a cerimônia do TOP XXI Prêmio Design Brasil, que aconteceu no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio, reuniu os principais nomes da área, além de autoridades e personalidades do meio cultural. Tudo para prestigiar os grandes vencedores do evento, como Jader Almeida, Claudia Moreira Salles, Edson Matsuo, Guto Requena, Indio da Costa, Juan Muzzi, Gabriel Leal e Nathália Heinen.

“Foram mais de mil projetos indicados na primeira fase e de várias partes do país. Foi difícil chegar aos finalistas, pois os projetos apresentam grande diversidade e um patamar de qualidade muito elevado”, afirma Cristiano Barata, diretor da premiação.

Para ele, a produção nacional caminha firme e forte para a maturidade: “Especialmente na abordagem criativa, na diversidade de caminhos e na ampliação dos campos de atuação. Revela uma geração de profissionais que compreendeu que também cabe a eles buscarem os meios para levar suas criações ao mercado e mostrar seu valor. Criar é, afinal, empreender”, pontua Cristiano.

Foto-11

Entre os grandes vencedores deste ano, está a categoria “Novos Talentos”, que ficou com o estúdio paranaense Furf Design.

Foto-21

Edson Matsuo, diretor de Gestão de Design da Grendene, faturou na categoria “Destaque Profissional”.

“Fiquei feliz em ser indicado. Você não faz o produto para ganhar troféu, mas é muito gostoso esse reconhecimento. Acredito que o design deve ser de conexão, não de objetos, mas de pessoas. Esse é o processo colaborativo e seu papel é facilitar, integrar, colaborar e imprimir velocidade”, reflete Edson Matsuo.

Foto-31

Em “Mobiliário”, Jader Almeida faturou o prêmio com sua cadeira Clad.

"Sintonia Fina" limited serie of lamps designed by Claudia Moreira Salles.

A vencedora de “Iluminação” foi Claudia Moreira Salles, com a linha de luminárias Sinfonia Fina. O design minimalista do objeto combina madeiras nobres com nióbio, um metal raro e de características especiais.

Foto-51

Na categoria “Equipamento Doméstico”, o projeto contemplado foi o Filtro Gonzaga, uma releitura da tradicional peça de barro elaborada por Gabriel Leal e Nathália Heinen.

Foto-6

E o uruguaio naturalizado brasileiro Juan Muzzi levou levou o troféu “Sustentabilidade” pela criação de um modelo de bicicleta feito de plástico reciclado.

Foto-7

O Estúdio Guto Requena apareceu na categoria “Ambiente” com o Bar Interativo da Casa Cor 2015.

Foto-8

Indio da Costa foi homenageado com o prêmio “Destaque Especial” pela concepção do projeto VLT, no Rio de Janeiro.

O outro prêmio especial foi para a marca comemorativa Rio 450, concebida pela Crama Design Estratégico, a partir do conceito de uso livre. “Primeiro, focamos nas pessoas. Depois, chegou-se ao símbolo. Ter uma marca que já é sucesso e ser reconhecido pelo mercado é a consagração final”, conta Ricardo Leite, sócio-fundador CEO da agência.

 

Veja a lista com todos os ganhadores:

MOBILIÁRIO

Jader Almeida (Cadeira Clad)

ILUMINAÇÃO
Claudia Moreira Salles (Sintonia Fina)

EQUIPAMENTO DOMÉSTICO
Gabriel Leal e Nathalia Heinen (Filtro Gonzaga)

ACESSÓRIO DE USO PESSOAL
Questto|Nó (Sapatilhas So.Si)

EMBALAGEM
Núcleo de Design Inhotim (Botanic Line Packaging)

SUSTENTABILIDADE
Juan Muzzi (MuzziCycle)

INOVAÇÃO

Equipe Melissa (Melissa One by One)

BRANDING
Ana Couto Branding e Design (case Rio Galeão)

AMBIENTE
Estúdio Guto Requena (Bar Interativo – Casa Cor 2015)

NOVOS TALENTOS
Furf Design Studio

DESTAQUE PROFISSIONAL
Edson Matsuo

PROMOÇÃO DO DESIGN BRASILEIRO
Centro Brasil Design

DESTAQUE ESPECIAL

Indio da Costa

 

Publicação Original

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.