O QUE É

Acreditamos no valor da livre concorrência. A ABEDESIGN
(Associação Brasileira de Empresas de Design) acredita que a livre concorrência é positiva e fundamental para a construção, melhora e crescimento do setor, e no respeito às diferenças individuais de seus associados.

Acreditamos que, por seu valor, a concorrência deve promover um rito igualitário entre o design e o mercado, com critérios que garantam o bem comum. Um processo onde não só escritórios, agências, indústria e fornecedores saiam ganhando, mas um esforço compartilhado que reverta essencialmente em valor percebido para o consumidor, o cidadão e a sociedade.

Acreditamos no valor do design e em sua importância estratégica para o futuro das marcas. Para garantir e preservar este valor, um processo concorrencial envolve um compromisso mútuo entre o cliente e a empresa de design. Quando este processo acontece na dimensão do trabalho intelectual específico, proporcional à importância estratégica da solução, o custo financeiro é maior para as agências e escritórios, o que compromete o equilíbrio da relação. E, em outras palavras, caracteriza esforço remunerado.

Acreditamos nos valores corporativos contemporâneos, fundamentais para uma concorrência saudável, reflexo do compromisso de responsabilidade social das empresas compradoras do design para com todos seus parceiros e sua saúde financeira. Em conformidade com o princípio básico de boa governança corporativa, onde, uma vez garantidas as contrapartidas do melhor servir e ser servido, só tem valor o que tem valor para todos.

Assim, propomos aos membros desta Associação e a seus clientes, adeptos do sistema de concorrência para a avaliação e escolha de seus parceiros de design, a remuneração dos trabalhos desenvolvidos especificamente para este fim, do exercício criativo à inteligência estratégica e em todas as etapas envolvidas. Remuneração esta, única forma ética e justa de conferir profissionalismo, igualdade de condições e garantia de uma resposta efetiva.

Acima e além do processo concorrencial, acreditamos no valor do resultado.