8ª EDIÇÃO DO JETCO LEVA DISCUSSÃO SOBRE INDÚSTRIAS CRIATIVAS – APEX-BRASIL

Nos dias 28 e 29 deste mês, ocorre em Londres a oitava edição do encontro do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Brasil – Reino Unido (JETCO). Em cada ano, alternadamente, Brasil ou Reino Unido são sede deste mecanismo formal de diálogo, que traz temáticas e grupos de trabalho entre membros do governo, entre empresários e entre governo e empresários. O objetivo do evento é definir possibilidades de cooperação entre os dois países a partir de troca de experiências, discussões sobre temas relevantes de comércio exterior e palestras.

 

O Jetco é promovido pelos ministros de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil, Armando Monteiro, e ministro dos Negócios, Inovação e Capacitação do Reino Unido, Sajid Javid. O encontro constitui-se de grupos de trabalho em que as partes elegem temas prioritários para debate, como saúde, energia, esporte ou infraestrutura. Ao final do dia, há uma reunião plenária, em que os avanços alcançados são reportados aos ministros de cada um dos dois países. O presidente da Apex-Brasil, David Barioni, representará a Agência durante o encontro.

 

Neste ano, três grupos foram formados: o de Inovação e de Comércio, liderados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e o de Indústrias Criativas, promovido pela Apex-Brasil e UK Trade and Investment (UKTI). No dia 29, oito entidades de economia criativa brasileiras e oito associações britânicas discutirão sobre dois grandes setores principais: o audiovisual e o design. As associações brasileiras presentes serão a ABPITV (produtoras independentes de televisão), APRO (produção de obras audiovisuais), BMA (Brasl Música & Artes), Abedesign e a empresa brasileira MJV (Design Thinking), que apresentará seu caso de sucesso atuando com o mercado britânico.

 

No audiovisual, a questão mais importante a ser retratada será a da coprodução nos setores de cinema, TV e música. Já para o setor de Design, que faz sua estreia em um Jetco, a participação do Brasil na London Design Bienal e no London Design Festival serão negociadas.

 

O objetivo principal é que, no documento a ser elaborado na plenária final, as partes identifiquem formas concretas de trabalharem juntas na promoção desses três grandes setores. Além da agenda de reuniões, o Jetco conta com um almoço de CEOs ingleses que investem no Brasil e brasileiros que investem no Reino Unido. Empresas como Embraer, VP Global Business, Rolls Royce e BG estão confirmadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.